Ortopedia Funcional

Prezando pela função e o desenvolvimento das arcadas
dentárias, e a discrepância entre ossos, dentes e músculos faciais, a Ortopedia Funcional dos Maxilares, tem como objetivo tratar e evitar problemas que se gravam quando adulto: bruxismo, apertamento dos dentes, desconfortos musculares faciais, apneia obstrutiva do sono, problemas na Articulação, dores de cabeça.

Enquanto a Ortodontia se baseia em movimentos dentários e a correção de seus posicionamentos, a Ortopedia atua no desenvolvimento dos maxilares e a relação entre os dentes, os ossos e os músculos faciais.

Quanto aparece na infância a necessidade do tratamento, deve procurado um especialista, evitando também, quando adulto, cirurgia ortognatica, perda de dentes e outros problemas que se agravam, pois o corpo é uma estrutura interligada, e deformações durante a formação das funções essenciais podem desencadear consequências imprevisíveis.

Durante o crescimento e desenvolvimento craniofacial, na infância, nesse período, a necessidade de tratamento com os recursos da Ortopedia Funcional já podem ser detectados.

A visita ao dentista, fazer limpezas e manutenções da saúde bucal é de vital importância, possibilita detectar deformações, evitando também outros problemas mais graves.
É também do conhecimento da medicina que sessenta por cento das causas das doenças cardíacas começam na boca.